Educação no Kuando Kubango

 

Menongue - O sector da Educação no Kuando Kubango controla noventa e uma instituições escolares de diversos níveis de ensino, distribuídas nos nove municípios, revelou este domingo, em Menongue, o governador da província, Eusébio de Brito Teixeira.

 
Estes dados foram divulgados numa conferência subordinada ao tema “O estado actual de desenvolvimento sócio económico da província do Kuando Kubango”, dirigido aos estudantes presentes no Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários (Canfeu), a decorrer até ao próximo dia 25 deste mês.
 
Destas instituições, três são do IIº ciclo, sete do Iº ciclo e oitenta e uma escolas do ensino primário, num total de trezentas e cinquenta e duas salas de aula de construção definitiva.
 
Segundo Eusébio de Brito Teixeira, o ensino primário funciona em toda a extensão do Kuando Kubango e compreende os subsistemas pré–escolares da 1ª à 6ª classe.
 
Explicou que o 1º ciclo funciona apenas em sete municípios, sendo Menongue, Kuchi, Kuito Kuanavale, Calai, Mavinga e Cuangar, já o 2º ciclo em todas as localidades da municipalidade de Menongue, capital da província.
 
Destas escolas, uma é de formação geral “22 de Novembro”, uma de formação de professores “Mwene Vunongue”, uma de ensino técnico profissional “IMAG”, destacando, nesta vertente, a escola Superior Politécnica, adstrita à Universidade “Mandume Ya Ndamufayo”, que funciona desde 2009, com as especialidades de Biologia, Matemática e Enfermagem.
 
A província conta com cinco escolas comparticipadas, das quais dois estabelecimentos de ensino especial, centros de alfabetização e algumas turmas de implementação da língua nacional Nganguela, da região do Kuando Kubango.
 
Fonte: Angop
 

 

publicado por asbcong às 19:21 | link do post