Encontro das Nações Unidas para as Mulheres

 

 

Vice-ministra da Família e Promoção da Mulher participa, de amanhã a 4 de Março, em Nova Iorque, na Sessão anual da Comissão da ONU sobre a Mulher.


A reunião, com a participação de representantes de mais de 180 países, destina-se a analisar a execução das acções saídas da 54ª sessão e os progressos alcançados pelos países membros em várias matérias ligadas à mulher e às famílias.


As participantes vão, igualmente, analisar a implementação das deliberações da 23ª sessão especial da Assembleia-Geral da ONU e partilhar experiências na materialização da Plataforma de Acção para superar obstáculos e novos desafios.


Ana Paula Sacramento participa, também, em duas sessões paralelas de alto nível, e em outras tantas mesas-redondas, uma das quais sobre o "acesso e participação de mulheres jovens à educação, formação, ciência e tecnologia". A outra, é sobre a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e trabalho decente.

 

A 55ª sessão da comissão da ONU sobre a Mulher vai também avaliar os progressos alcançados na implementação das conclusões sobre a "eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as raparigas". No encontro, vão, ainda, ser analisadas as questões emergentes, tendências e novas abordagens a problemas que afectam a mulher, como a mortalidade materna.

 

A Comissão já anunciou que prevê abordar, em 2012, a questão da "emancipação da mulher rural e o seu papel na erradicação da pobreza e da fome, no desenvolvimento e nos desafios actuais". 

 

A vice-ministra da Família chefia uma delegação de mais de 20 pessoas, entre membros do Executivo, deputadas, representantes de organizações femininas e técnicos.

 

Fonte: Jornal de Angola

publicado por asbcong às 14:55 | link do post