Camponeses da Cela preparam mais de 300 mil hectares de terra
Kwanza Sul
Cela - Trezentos e 80 mil hectares de terras aráveis estão a ser preparados por associações e cooperativas de camponeses no município da Cela, província do Kwanza Sul, no âmbito da campanha agrícola 2010/2011, informou o responsável da repartição local da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nunes de Oliveira Mário.
Em declarações à Angop, segunda-feira no Wako Kungo, o responsável frisou que a campanha envolve 26 mil e 325 famílias camponesas filiadas em associações e cooperativas agrícolas, que pretendem cultivar mandioca, milho, feijão, batata rena, abacaxi e hortícolas.
A empresa de mecanização agrícola “Maquicela”, criada para o efeito, tem contribuído de forma positiva na preparação de terras para o cultivo, permitindo um aumento de 270 mil hectares para a presente campanha agrícola.
Recomendou ao Governo no sentido de investir mais na agricultura para que os níveis de produção possam ser altos, de modo a contribuir para o combate à fome e à pobreza.
Nunes de Oliveira Mário defendeu a necessidade da criação de mercados onde se possa negociar a venda dos produtos e fábricas de transformação, de modo a evitar a deterioração de produtos.
Durante a campanha agrícola 2009/2010 os camponeses colheram 84 mil toneladas de abacaxi, 82 mil toneladas de feijão e 201 mil toneladas de milho, numa área de 110 mil hectares.
Fonte: Angop