Mais de 100 mil pessoas vão beneficiar de água potável no Chinguar

Kuito - Cento e 25 mil pessoas do município do Chinguar, 75 quilómetros a norte do Kuito (Bié), vão beneficiar de água potável este ano, através da construção e reabilitação de 34 poços de água com manivelas pela Cruz Vermelha de Angola (CVA).

 

De acordo com o responsável da CVA na região, Ângelo Sassongo, a perfuração e construção de 30 poços de água com manivelas enquadra-se no projecto "água e saneamento", numa parceria com a Cruz Vermelha Espanhola.

 

Sem revelar o valor empregue, segundo a fonte, o projecto tem o suporte financeiro da Agência de Cooperação do Governo Espanhol e visa essencialmente promover a educação sobre o saneamento básico nas comunidades e diminuir as doenças decorrentes do consumo de água imprópria.

 

Disse ainda que a acção visa igualmente ajudar o governo da província, que através do programa "Água para Todos", procura melhorar o fornecimento de água potável às populações, especialmente nas comunidades rurais.

 

Apesar das enormes dificuldades associadas com as péssimas condições das vias de acesso, a incompreensão de chefes de famílias que se negam em dar os filhos aos verdadeiros progenitores, fraca informação dos cidadãos sobre as acções da instituição e outros, o responsável considerou positivo as actividades que têm sido desenvolvidas na região.

 

Asseverou ainda que as acções da CVA na região contribuíram significativamente na diminuição do sofrimento das populações das zonas rurais e urbanas que careciam de ajuda imediata.

 

Fonte: Angop

publicado por asbcong às 19:30 | link do post | comentar